A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em 2012

05/08/2011 21:42

O mundo inteiro comemorou a Semana do Meio Ambiente de uma forma ou de outra, preservando ou adotando práticas inovadoras.
Embora muito se fala e pouco se faz, o assunto está em alta com a Rio + 20 que se aproxima.

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em 2012. Será na cidade do Rio de Janeiro com o objetivo renovar o engajamento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta, vinte anos após a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92).
No encontro serão debatidos a contribuição da “economia verde” para o desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza, com foco sobre a questão da estrutura de governança internacional na área do desenvolvimento sustentável. A Rio+20 insere-se, assim, na longa tradição de reuniões anteriores da ONU sobre o tema, entre as quais as Conferências de 1972 em Estocolmo, Suécia, e de 2002, em Joanesburgo, África do Sul.
Em Altônia, o Coletivo Educador, junto com os gestores de Educação Ambiental, professores, alunos, secretarias de Meio Ambiente, Educação e Cultura, prefeitura, Fiscais do meio ambiente, técnicos, biólogos e alguns comerciantes estão aderindo à idéia de transformar atitudes em gestos concretos na preservação do meio ambiente.

Já que Cada cidadão produz, em média, um quilo de resíduo por dia nas grandes cidades brasileiras e aqui não é diferente. Devemos tomar atitudes em relação aos resíduos sólidos evitando assim o crescimento e os gastos com aterros sanitários. Se ficarmos atentos e gerenciarmos o nosso lixo de cada dia, veremos que não existe “lixo” e poderemos usufruir do crescimento econômico com sustentabilidade.

Para marcar a semana do Meio Ambiente foram realizadas, visita à Trilha Ecológica Peroba Rosa para a observação e interpretação utilizando os cinco sentidos, oficinas com palestras e questionamentos nas escolas, visitas ao aterro sanitário e a Rede de tratamento de água e esgoto da SANEPAR, Caminhada ecológica para a sustentabilidade envolvendo as escolas da rede municipal e estadual de ensino com apoio da Itaipu Binacional, Confecção e distribuição de sacolas retornáveis em parceria com as indústrias de facções que doaram os restos de tecidos, com os donos de supermercados, Secretárias e prefeitura do município de Altônia.

Os alunos da Escola Municipal Professor Rubens Tessaro se responsabilizaram pela conscientização e sensibilização da comunidade em relação aos cuidados que devemos ter com o meio ambiente, bem como repassando dicas de gerenciamento correto dos resíduos sólidos, forma correta de separação e armazenamento, economia de água e outros fazendo valer os quatro Rs ("quatro erres"): reduzir, reutilizar, reciclar e repensar, através da “Edu comunicação” em parceria com a Rádio Liberdade de Altônia

Faça a sua parte na preservação da Natureza!
A natureza está esperando um gesto seu. Junte-se a nós e unidos faremos a diferença.