FORMAÇÃO TRANSDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO E SAÚDE ESPIRITUAL

05/08/2011 21:53

APRESENTAÇÃO/JUSTIFICATIVA:

A ABRAPE - Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas em parceria com o IJEP – Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa e a FACIS – Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo, procurando atender às demandas do homem atual no que tange as diferentes manifestações do fenômeno religioso, apresenta este curso com o objetivo de complementar e atualizar a formação de profissionais das áreas de humanas, educação e saúde, nos âmbitos empresariais, escolares, institucionais, religiosos, hospitalares ou de clínicas. Este curso tem como característica a abordagem ecumênica, pluralista, transdisciplinar e holística, possibilitando aos alunos a compreensão do fenômeno religioso.

 

Por isso, serão ministradas várias abordagens teórico-práticas, tanto das ciências da religião quanto da filosofia, psicologia, antropologia, sociologia, política e ciências da saúde em geral. Neste sentido este curso é inovador e um excelente norteador para o momento atual que aponta para a dessacralização do humano e do mundo. Porque o homem contemporâneo está, cada vez mais, contaminado pelas demandas materialistas e competitivas, desta forma, fica quase que exclusivamente voltado para os aspectos exteriores, imediatistas e consumistas, negligenciando seus aspectos interiores que deveriam ser encontrados nas tradições religiosas. Neste sentido, esse curso promoverá a consciência do sentido da vida, fortalecendo aspectos da auto sustentabilidade, da ética e do autoconhecimento, sempre de forma transdisciplinar, holística e ecumênica em busca de qualidade de vida e inclusão social.

 

OBJETIVOS GERAIS:

Destina-se a complementar a formação profissional dos participantes, possibilitando o desenvolvimento de suas habilidades e práticas para uma atuação proativa e educativa sobre a saúde espiritual nos vários ambientes de interação do indivíduo.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Possibilitar ao aluno a compreensão histórica, social e psicológica do surgimento e desenvolvimento dos vários fenômenos religiosos.
Analisar os contatos mútuos e as inter-relações da religião com as outras áreas da vida – trabalho e sociedade.
Fazer comparações entre as várias correntes religiosas, possibilitando entendimento das semelhanças e diferenças entre elas, levando em consideração as suas bases filosóficas, ideológicas, ritualístas, conteúdos e práticas, sem questionar a "verdade" ou "qualidade" de cada uma delas, deixando explícito que religião, apesar de influenciar, sem o autoconhecimento não pode definir o caráter de um indivíduo.
Reconhecer a fé e a espiritualidade como um agente de sucesso na cura das queixas físicas e ou psíquicas.
Compreensão de que quanto mais conhecermos e respeitarmos os postulados de verdades da religião do outro, mais prudentes e tolerantes seremos.
Capacitar o aluno a agir como um agente do ensino espiritual para que a espiritualidade passe a balizar a vida do seu entorno relacional.
METODOLOGIA:

O curso será ministrado por professores com titulação acadêmica de doutor ou de mestre, excetuando-se alguns convidados com notório saber ou prática em alguma religião, para ministrar aula da mesma. A organização do curso será na forma de módulos mensais que abordarão os temas propostos em seus aspectos teóricos na forma de aulas expositivas, discussão de grupo e atividades programadas.

 

CONCEPÇÃO DO PROGRAMA:

O curso é destinado a todo aluno com formação superior, independente da área de graduação, que reconheça que a demanda religiosa é uma realidade humana e o conhecimento desta área seja uma necessidade para seu aprimoramento profissional, acadêmico ou humano e relacional. Desta forma, esse conhecimento irá contribuir para que o aluno, atuando em ambientes organizacionais, hospitalares, clínicos, educacionais, entre outros, tenha uma excelente ferramenta no sentido de abordar o homem de forma integral, sem deixar de considerar o fato de que a condição humana é o resultado relacional entre os aspectos biológicos, familiares, profissionais, sociais, afetivos, emocionais e espirituais.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

O curso tem a duração de 18 meses, com quatro disciplinas de 45 horas aula cada, totalizando 180 horas de aulas teóricas, 30 horas de metodologia científica e 180 horas de atividades programadas, totalizando 390 horas aula.

 

DISCIPLINAS:


1. Homo religiosus – a morte e a crença na sobrevivência espiritual
1.1. Religião como expressão criativa da angústia
1.2. Psicogênese das religiões – símbolos, mitos, ritos e magias
1.3. As tradições religiosas – salvacionismo, reencarnacionismo, monoteísmo, panteísmo, panenteismo, teísmo, deísmo, politeísmo e animismo
1.4. Ciência da Religião – busca do sentido e do significado existencial
1.5. Antropologia e religião – da cosmogenese a teogenese – imagem de Deus e Self.
1.6. Psicologia e religião

2. Religiões e espiritualidade na contemporaneidade – novos paradigmas e os conflitos da moral religiosa e legal com a ética individual
2.1. O sagrado nas organizações e no mercado
2.2. Trabalho e espiritualidade
2.3. Religião e sociedade – Governos/estado laicos e seculares e o terceiro setor.
2.4. Sincretismo religioso, ecumenismo, fundamentalismo e ateismo
2.5. Religiosidade sem religião – os desencaixados em busca da religação sem religião
2.6. Religiões Abrahâmicas – Judaísmo, Cristianismo, Protestantismo, Ortodoxismo.
2.7. Religiões Orientais – Hinduísmo, Jainismo, Zoroastrismo, Taoísmo, Confucionismo, Xintoísmo, Budismo (grande caminho, pequeno caminho e Zen).
2.8. Apometria e Religiões Afro-brasileiras – Umbanda e Candomblé
2.9. Espiritismo
2.10. A espiritualidade do brasileiro – do neopentecostalísmo à ascensão espírita

3. Saúde e espiritualidade – medicina e psicologia
3.1. Medicina e espiritualidade
3.2. Campo morfogênico e a mecânica quântica – medicina teosomática
3.3. A cura pela fé
3.4. O poder da oração
3.5. Glândula pineal e a comunicação extra-sensorial
3.6. Graça, agraciados e desgraçados
3.7. Pecado e doença
3.8. Perdão e cura
3.9. Conversão religiosa ou mudança de paradigma pelo autoconhecimento como agente de transformação e transcendência das crises

4. Educação e Espiritualidade – pedagogia autoconhecimento
4.1. Transdisciplinaridade, modelo de ensino que fomenta a alteridade
4.2. Formação espiritual relacionada aos cuidados ecológicos e a auto-sustentabilidade – educar para a espiritualidade
4.3. Pedagogia espiritual para o conhecimento do ser e busca de sentido e significado existencial
4.4. Ensino religioso, metodologias e didática para os docentes do ensino religioso
4.5. Espiritualidade e ciência

5. Metodologia do trabalho científico

COORDENAÇÃO:

Ercilia Zilli, psicóloga, mestre em ciências da religião, pós-graduada em administração para organizações do terceiro setor, autora do livro: “O Espírito em Terapia”, apresentadora do programa Novos Rumos da Rádio Boa Nova, presidente da ABRAPE – Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas. erciliazilli@yahoo.com.br

Waldemar Magaldi Filho, psicólogo, especialista em psicologia junguiana, psicossomática e homeopatia, mestre e doutor em ciências da religião, educador e coordenador de vários cursos de pós-graduação oferecidos pelo IJEP / FACIS, autor do livro: “Dinheiro, saúde e sagrado” - Eleva Cultural – SP. wmagaldi@ijep.com.br

CORPO DOCENTE:
Além dos coordenadores, o curso será ministrado por professores com titulação acadêmica de doutor ou de mestre. A organização do curso será na forma de módulos com aulas mensais que abordarão os temas propostos em seus aspectos teóricos na forma de aulas expositivas e debates.

DIAS:
Dezoito encontros mensais, sempre no primeiro sábado de cada mês.

HORAS:
Das 9h às 12h: 30m e das 14h às 17h30min

INÍCIO:
SÃO PAULO 06/08/2011

LOCAL:
Sede da FACIS
Rua Dona Inácia Uchoa, 399 - Vila Mariana - São Paulo - SP
Fone / Informaçôes: (11) 5085-3141

INVESTIMENTO:
MATRÍCULA R$ 150,00
18 parcelas de R$ 391,00 pagos até o quinto dia útil de cada mês
 


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