Sai Baba e a educação
PALAVRAS DE SRI SATHYA SAI BABA SOBRE
EDUCAÇÃO
A educação verdadeira outorga humildade, dota o ser humano de autonomia, a
qual lhe dará direito a abundância. Com a ajuda dessa abundância ou riqueza, a caridade
e a compaixão podem frutificar e por intermédio delas, se pode ganhar a paz e a
felicidade neste mundo e no outro. Desse modo a educação é uma grande força
construtiva para a humanidade, no entanto, os reformadores e os reconstrutores se têm
ocupado ineficazmente do processo educativo, o qual foi reduzido agora a uma simples
caricatura. A efetividade do sistema educativo e os benefícios que concede ao homem
têm sido ignorados e rechaçados; educar hoje em dia é a arte de colecionar informação a
cerca do mundo objetivo. Um sistema de educação que não ajude a distinguir entre o bem
e o mal, que não infunda virtudes e amor a Deus, que não treine o ser humano nos
códigos de humildade e reverência, que não amplie horizontes de admiração, que não
incentive a servir respeitosamente aos pais, nem inspire a dedicação das capacidades e
sucessos para o progresso de sua família, cidade, comunidade, e país, deve ser evitado.
A corrupção e a crueldade dominantes nos países são indícios destes grandes defeitos.
O egoísmo, a avareza, a ostentação e a injustiça prevalecem em todas as
áreas. A nação não tem paz e o sentimento de segurança é muito frágil. À medida que se
desenvolva a ciência e a tecnologia, a humanidade e o amor mútuo também deverão
desenvolver-se na mesma medida, pois do contrario o homem chegará a ser uma ameaça
para o próprio homem. A sensibilidade humana deveria ser tão elevada que ninguém
pudesse tolerar a dor e a miséria do outro. Porém, quando alguém não se comove com a
miséria dos seus próprios pais, como conseguir nele o cultivo deste gesto de bondade?
A educação deve transformar uma pessoa em uma autêntica encarnação da
Realidade superior, que é a base do universo material, da vida no mundo, do crescente
domínio da mente e da comunidade humana.
A educação é o espelho que reflete a divindade imanente no homem, evidente
em cada expressão de seu caráter. O processo educativo deve dar ao homem a
inspiração necessária para descobrir essa verdade, buscando-a mediante o estudo do
mundo objetivo. A completa realização reside na conscientização dessa verdade, que
uma vez assimilada, não necessita de correção, modificação ou revisão.
A educação deve conduzir ao sucesso de uma vida dentro de uma atmosfera
de unidade, sem as muitas exigências da diversidade. A pessoa educada percebe a
relação que existe entre aquilo que parece diferente, mas que na verdade não é.
A educação deve demonstrar o caminho que permita ao homem fazer brotar o
manancial oculto da divindade que possui em seu ser, sem que se enrede nas malhas das
coisas materiais. Deve fomentar a transformação espiritual que é fundamental, acima até
mesmo da elevação moral.
O verdadeiro sinal de que uma pessoa é educada, está na sua atitude de
igualdade com o outro. Ela vê na sociedade, a manifestação do divino. A educação não
conduz o homem da natureza até a alma que tudo penetra, mas o leva a estudar a
natureza sob o enfoque unificador em função da alma.
Quando as forças da natureza vêm sendo dominadas com propósitos egoístas,
essas forças se voltam contra o homem como pragas, porém se são respeitadas como
revelações da alma, se tornam benéficas. A educação deve dar ao ser humano esta
visão. O processo pelo qual o ser humano renuncia a liberdade e se deixa aprisionar na
rede do desejo, nunca poderia ser chamado educação. O objetivo da educação deve ser
assegurar a paz e a estabilidade em cada país, pregando e praticando continuamente a
unidade.
A educação atual desenvolve as habilidades e o intelecto, porém de que serve
todo o conhecimento do mundo se não se tem caráter? É como água que se esvai pelo
ralo. Se o conhecimento cresce enquanto os desejos se multiplicam, é inútil, porque faz
de uma pessoa herói de palavras, mas inútil de ações. Os sucessos do homem nos
campos da ciência e da tecnologia tem ajudado a melhorar as condições materiais da
vida, porém o que necessitamos atualmente é uma transformação do espírito. A educação
não somente deve servir para desenvolver a inteligência e as habilidades de uma pessoa,
mas sim para ampliar a visão e torná-la verdadeiramente útil a sociedade e ao mundo.
Isto só será possível, quando o cultivo do espírito se promova paralelamente a educação
em ciências físicas. A educação moral e espiritual capacitará o homem para viver uma
vida disciplinada. A educação sem autocontrole não é educação em nenhum sentido. A
educação formal deve despertar no ser humano a consciência da divindade que subjaz
nele. Os educadores têm que se sensibilizar neste sentido, para poder cumprir
verdadeiramente com a finalidade da educação.
A verdadeira educação deve tornar uma pessoa compassiva e humana, não
egocêntrica e de critérios estreitos. A simpatia espontânea e o interesse por todos os
seres, devem fluir do coração de quem foi educado adequadamente. Essa pessoa deve
sentir-se movida pelo serviço a sociedade no lugar de preocupar-se com suas próprias
aspirações com aquisições. Este deve ser o propósito real da educação em seu sentido
verdadeiro.
Tradução Marilu Martinelli
acessado em 19.05.2003
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